Quero começar 1ª postagem sobre clips comentando sobre o clip "Ich Will", de Rammstein, do álbum "Mutter".
O clip mostra os membros da banda, com exceção de Flake ( o homem bomba ), assaltando um banco. Rammstein sempre procurou mostrar inovação e originalidade em suas música, e conseguiu se destacar em Ich Will ( "Eu Desejo", em alemão ), sendo uma das músicas mais conhecidas e mais tocadas por covers em shows de São Paulo, junto com "Mein Teil". Na Ego Club ( GothzNewz ), em 2010, vi que o cover de Rammstein que foi lá conseguiu caprichar na reprodução dessa música, porém, naturalmente, não com a mesma perfeição que o original.
O clip mostra, durante o assalto, os membros da banda confrontando com a Spezialeinsatzkommando ( polícia estadual alemã ) e a mídia. Achei interessante a atitude da mídia com os assaltantes. Eles o exaltam, atrapalhando o trabalho da policia, que se veem obrigados a recuar.
Sendo exaltados pela multidão e pela mídia, eles caminham até o pódio para receberem o Prêmio Goldene Kamera ( Câmera de Ouro ), o que seria a versão alemã do Premio Emmy, premiação dada à programas televisivos.
Rammstein descreve o clip, em uma entrevista, como uma manifestação da obsessão da mídia em obter uma grande história, e foi gravado no antigo edifício do Conselho do Estado ( Staatsratsgebäude ), na República Democrática Alemã, que hoje abriga a Escola Europeia de Gestão e Tecnologia.
É uma boa crítica, na minha opinião, aos atuais sistemas de reportagem de hoje. Um fato que me chamou bastante a atenção na Globo, foi quando disseram que, na casa de um assassino, foram encontrados materiais neo-nazistas, e mostraram a imagem do livro "A Arte da Guerra", de Sun-Tsu. Poxa, eu li esse livro, e não há nada de neo-nazista nisso. É um livro que cita lições de moral comparado à estratégias de guerra. Obviamente quiseram apimentar a história, e inventaram o que veio primeiro da cabeça, e isso me fez questionar: Será que isso não ocorre em outras reportagens, com a mídia usando exageros em uma reportagem?
E quando houve o protesto dos professores por causa do novo sistema de trabalho, que deixaria muitos professores desempregados, não seria uma boa matéria? Não. Preferiram focar nos problemas que o protesto causava no trânsito e recorreram à mentira de que o protesto era por causa de salário, sendo que isso não tinha nada a ver com o protesto.
Assim, pode-se confiar realmente na mídia?
Chat
Faça parte de nossa família: group1387845@groupsim.com
2 comentários:
Gostei tanto do clip quando da crítica. A mídia moderna está obsecada em trazer distração (circencis) para o povo para que os mesmos continuem vivendo suas vidas intensamente sobre a influencia psicológica e capitalista da mídia.
FATO... e é exatamento por esse tipo de ideologia capitalista que a televisão consegue controlar as pessoas. A globo é especialista nisso .-.
Postar um comentário